Abril é o mês dedicado à conscientização sobre o autismo
Dia 2 de abril é considerado o dia da
conscientização do autismo.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma
condição do neurodesenvolvimento, de início precoce, isto é, os sintomas estão
presentes desde o início da infância, caracterizado por prejuízos persistentes
na comunicação, interação social, padrões restritos e repetitivos de
comportamentos, interesses ou atividades.
O
diagnóstico do TEA é clínico e baseado nos
critérios diagnósticos estabelecidos pelo DSM-5 (Manual Diagnóstico
e Estatístico de Transtornos Mentais na sua 5ª revisão, publicado pela
Associação Psiquiátrica Americana), realizado por meio de observação
direta do comportamento em todos os ambientes, análise funcional do
comportamento, entrevistas com os pais, cuidadores e pessoas da convivência.
Diagnóstico Precoce
O
Diagnóstico precoce é
determinante para o desenvolvimento de habilidades e competências
em toda sua capacidade assim como para qualidade de vida da pessoa
com TEA e seus familiares.
Devido a
isso os cuidadores e pessoas envolvidas com a criança devem estar atentos aos marcos evolutivos do desenvolvimento
e na comunicação social, tendo atenção
com os seus atrasos ou perdas de habilidades já
adquiridas.
Sinais de Alerta nos dois primeiros anos de Vida:
❖ Prejuízos no contato visual que
pode ser observado já nos primeiros meses de vida;
❖ Ausência do sorriso social por
volta dos 2 - 4 meses;
❖ Não apresentar reação antecipatória
aos 4 meses;
❖ Poucas expressões faciais, pouco
engajamento aos 6 meses;
❖ Não fazer trocas de turno
comunicativas aos 9 meses, não balbuciar, Imitação pobre, não olhar para
onde apontam ou quando chamado pelo nome, não responder às tentativas de
interação aos 9 meses;
❖ Aos 12 meses não falar ao menos 2 palavras com função (como “mamãe” e “papai”), apresentar déficits na atenção compartilhada e nos comportamentos comunicativos não verbais (como apontar, fazer “tchau”, mandar beijos), não brincar funcional, não compreender e seguir comandos;
❖ Com 18 meses não falar pelo menos 6
palavras com função, não saber partes do corpo, não responder em
reciprocidade;
❖ Com 2 anos não fazer frases simples
de 2 palavras, não brincar simbólico.
Em
qualquer idade, perder habilidades já adquiridas, comportamentos rígidos,
restritos e repetitivos e prejuízos sociais são sinais de alerta para o
TEA.
Fisioterapeuta Luísa Farias Thielo