Notícias

Dia Nacional de Combate ao Fumo

31/08/2021


No dia 29 de agosto, comemoramos o dia Nacional de Combate ao Fumo, data essa criada com o intuito de conscientizar, alertar e incentivar a população a reduzir o consumo de tabaco.

Não é de hoje que o tabagismo é um preocupante problema de saúde pública no Brasil, sendo um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento do Câncer, além de doenças respiratórias e cardiovasculares. É ele o responsável direto por cerca de 90% dos casos de Câncer de Pulmão, além de estar relacionado a mais de uma dezena de outros tipos de Câncer, sendo a principal causa de morte evitável no mundo.

Você sabia que as pessoas fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que as não fumantes? Pois então, o tabaco contribui para a diminuição da imunidade, da resistência física, dofôlego, aumento da pressão sanguínea, envelhecimento precoce, e muitos outros malefícios. 

Além disso, o fumante coloca em risco quem convive com ele, pois o indivíduo que é exposto a fumaça proveniente do cigarro, torna-se um fumante passivo. 

Hoje, com a atual pandemia, devemos ficar ainda mais alertas, pois trata-se de uma enfermidade que ataca diretamente as vias respiratórias, tornando os fumantes parte do principal grupo de risco em casos de complicações do novo coronavírus. 

Não temos evidências de que os fumantes sejammais infectados pelo vírus, mas sim que esse grupo de pessoas tem mais chances de desenvolver as formas mais graves da doença, principalmente quando já existe alguma condição respiratória decorrente do cigarro, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Outro dado importante que deve-se ressaltar é que também já existem estudos evidenciando maior consumo de tabaco durante a quarentena.

Então, você fumante, apague esse vício, cuide da sua saúde e valorize a vida. Parar de fumar pode ser um grande desafio, a maioria das pessoas necessita de suporte e ajuda de profissionais, mas não hesite, nunca é tarde para parar de fumar. Sua qualidade de vida irá melhorar muito, assim como sua capacidade pulmonar, deixando-o menos vulnerável há inúmeras doenças, dentre elas, a tão falado no momento, a COVID-19.


No futuro, você vai ter desejado parar hoje!

Fisioterapeuta Myrian Dellamora